DRYWALL OU GESSO ACARTONADO

Quando se trata de descobrir novas tendências em construção, o setor de gesso oferece as alternativas mais promissoras.

O Drywall ou gesso acartonado, tem ocupado um lugar de destaque na preferência de construtoras ou de reformas e customizações de pequeno porte.

Baixo custo, rápida instalação e maleabilidade são apenas algumas das características que atraem cada vez mais pessoas para esta tecnologia, tão popular nos Estados Unidos e Europa.

Para entender melhor porque esta estrutura vem fazendo tanto sucesso no setor de gesso elaboramos um texto com tudo o que você precisa saber sobre a técnica do Drywall.

Drywall: a estrela do setor de gesso

O setor de gesso é extremamente dinâmico, e vem passando por um forte processo de reinvenção nos últimos tempos. O grande destaque desse processo é o Drywall, ou gesso acartonado.

Nesta técnica, são utilizadas placas formadas por gesso e papel cartão, com diversas espessuras. Seu tamanho se adapta ao tipo de projeto e variam de acordo com o fornecedor.

Sua sustentação vem de perfis estruturais, que podem ser de madeira ou aço galvanizado e, assim como as placas, possuem medidas diferentes, para se adequar ao tipo de uso.

As mais finas são utilizadas na construção de paredes comuns, enquanto as mais espessas acondicionam lâminas de vidro, responsáveis por conferir isolamento térmico ou acústico a este produto.

Sua aplicação é muito simples, e pode ser customizada para os mais diversos tamanhos de projetos, desde a instalação de uma estrutura simples até a construção de um cômodo.

No entanto, para que seja realmente segura, é preciso que seja feita por um especialista. Somente ele é capaz de realizar com precisão a medida do espaço e a escolha ideal do tipo de placa utilizado no projeto.

Vantagens do Drywall

O Drywall é destaque no setor de gesso ainda por oferecer inúmeras vantagens em comparação a alternativas de construção.

Além dos já citados baixo custo e rápida instalação, uso do o gesso acartonado ganhou muitos adeptos pelo acabamento perfeito que permite aos espaços onde é aplicado.

A técnica permite ainda a aplicação de outros revestimentos, como cerâmica, azulejos, tinta, tecidos ou pastilhas de vidro, por exemplo.

A leveza de sua estrutura, muito superior ao visto em uma parede de alvenaria, por exemplo, é outra razão pela qual este tipo de estrutura faz cada vez mais sucesso no setor de gesso.

Além disso, o Drywall conquistou a preferência de arquitetos e decoradores por se adequar perfeitamente a projetos de iluminação embutida e luminotécnicos, conferindo uma atmosfera mais intimista aos ambientes onde está instalado.

A economia proporcionada pelo gesso acartonado ao custo final de uma obra justifica ainda a preferência em projetos, sejam eles de pequeno ou grande porte.

Estudos recentes indicam que o uso destas estruturas representa um gasto 10% menor do que o registrado com a utilização de construções de alvenaria, além de reduzir o tempo de conclusão da obra e a quantidade de material desperdiçado.

Outro atrativo do Drywall que vem inflando sua popularidade no setor de gesso é a sustentabilidade. Ao contrário dos resíduos resultantes de uma construção convencional, muito do que é originado em uma obra com gesso acartonado consegue ser reaproveitado.

Por estas e outras razões, o setor de gesso tem apenas a ganhar com o uso de Drywall em suas construções.