GESSO ACARTONADO

Quando pensamos em soluções rápidas e de baixo custo na hora de construir ou reformar, uma técnica muito vantajosa é o uso do Gesso Acartonado.
Também conhecido como Drywall, esse composto é produzido a partir do gesso e do papel cartão.
Por ser extremamente maleável e flexível é utilizado nos mais diversos perfis de construção e permite a aplicação de vários tipos de revestimento, como texturas e placas.
Estas características favorecem ainda a instalação de fios e dutos, permitindo a criação de qualquer ambiente.
Além do excelente custo benefício, o uso do gesso acartonado oferece outros atrativos, conforme vamos mostrar no texto que preparamos.

Porque utilizar o gesso acartonado em sua obra?

O gesso acartonado é um material extremamente adaptável. Pode ser utilizado, por exemplo, como parede em edificações, substituindo o uso da alvenaria.
Permite ainda a criação de divisórias, painéis, a execução de projetos de forro, como teto rebaixado e sancas, e a fabricação de móveis.
Por sua flexibilidade, este material pode receber, de forma segura, pregos e parafusos, ser cortado em diversos formatos, até mesmo nos mais curvos, permitindo a completa personalização dos ambientes onde estiver inserido.
Além disso, ao optar pelo uso do gesso acartonado em lugar da confecção de paredes de alvenaria, as construções experimentam um incrível ganho de tempo em sua conclusão, além da expressiva redução de custo.
Por não necessitar do uso de compostos selantes, como o cimento, a sujeira deixada por ele durante as construções e obras é mínima, sendo basicamente resultado da poeira vinda do corte do gesso.
É um material leve, de instalação fácil e rápida, se adapta facilmente a diversos tipos de estrutura, como aço, concreto e madeira, permitindo ainda a redução de cargas em fundações e estruturas das edificações, quando utilizado como parede ou forro.
Outro atrativo do gesso acartonado em comparação a estruturas de alvenaria é a possibilidade de aplicação de isolantes térmicos ou acústicos no interior de suas paredes, aumentando o conforto dos ambientes onde é aplicado.
Assim como em uma parede de tijolos, é possível instalar televisores, prateleiras e outros objetos, de até 10kg sem qualquer tipo de reforço.
No caso de itens com peso superior a 40 kg, no entanto, a placa deve receber reforço interno para evitar a ocorrência de acidentes.

Outras vantagens do uso do gesso acartonado

Por ser uma técnica muito difundida em reformas e construções comerciais ou residenciais, o mercado oferece diversos modelos de placas de gesso acartonado.
As medidas e espessuras destes itens, aliás, podem ser personalizadas, se encaixando adequadamente nas necessidades de sua construção.
Estas placas possuem ainda elevada resistência ao fogo, assim como as construções em alvenaria.
Por sua adaptabilidade, este tipo de aplicação permite ainda um incrível ganho de espaço, possibilitando o melhor aproveitamento em ambientes onde a área disponível para construção é limitada.
Com inúmeras opções de espessuras, valores atrativos, rapidez e praticidade na aplicação, além de segurança, o gesso acartonado é, de longe, a melhor opção para construir, reformar ou ampliar um ambiente, seja em sua casa ou escritório.

Veja nosso artigo : Drywall

Veja o video abaixo:

Se tiver dificuldade com ingles configure legenda em portugues.